Arte com Café

“ARTE com café”

O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é singular e único. Exatamente por esta sua particularidade, a arte não consegue ser substituída por nenhuma outra área do conhecimento humano.

Conhecer a arte produzida pelos artistas e pelos grupos culturais a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. O contato com outras culturas nos dá a oportunidade de perceber o que temos de singular, ampliando assim a nossa visão do mundo. Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos.

Reunir linguagens artísticas é o objetivo do Arte com Café na Festa da Uva deste ano, idealizado pelo coletivo de artistas, o 005ARTE, o Arte com Café é um ambiente voltado para as artes visuais, que estará em um dos espaços mais nobres da festa. Recheado de obras de arte e livros de artistas e escritores caxienses e da região, o local proporcionará também o encontro com um aconchegante café.

005arte é um grupo formado por artistas plásticos  e uma curadora de Caxias do Sul que trabalham individualmente com diferentes técnicas plásticas e mídias expressivas, que tem como objetivo comum de congregar, visando incrementar a prática, a exposição e a divulgação das artes plásticas no campo da pintura, escultura, desenho, gravura e fotografia. Desta forma, o coletivo abrange todas as técnicas e manifestações artísticas dessa atividade profissional.

A finalidade do grupo é de promover a arte, defender e conservar o patrimônio estético, histórico e artístico através do estudo, da coordenação e da proteção da prática profissional dos Artistas Plásticos em suas mais amplas e variadas manifestações, incentivando deste modo, o desenvolvimento artístico, paisagístico, turístico e econômico com responsabilidade social.

O coletivo é composto pelos artistas Antônio Giacomin, Alexandre Porto, Elisa Zattera, Cristiane Marcante, Daniela Antunes, José Alberto Selbach Junior, Mirian Garcia e Rogério Baierle, em união com a curadora e produtora cultural Mona Carvalho.

Serão diferentes linguagens apresentadas neste espaço, com enfoque cultural no intuito de aproximar seus processos criativos para o público conhecer a arte produzida  na cidade de Caxias do Sul. Contanto haverá obras de outros artistas além dos que compõem o coletivo, são eles: Bea Balen, Frei Celso Bordignon, Iolanda Gollo Mazzotti, Margarete Zanchin, Odete Garbin, Rafael Dambros, Rita Brugger, Vasco Machado e Victor Hugo Porto.

A realização deste espaço é do 005arte com a Curadoria Independente de Mona Carvalho e da Festa da Uva, com o patrocinador master que é o Café Bom Jesus, com diversos apoiadores culturais que investiram e se dedicaram a este espaço como a Todeschini, a Villa Franca, a Livraria do Maneco, a Manlec, a Lokamaq, a Epropaganda, a Laticínios Frizzo, a BAS, a Amigraf,  a Bella Gulla, a  Dena Fiori  e a Leandra Emília.

A arte é a mais antiga expressão do homem e nos conta a sua origem e a sua história. Sem ela, nosso entendimento do mundo e de nós mesmos ficaria empobrecido. É a partir dela que conhecemos a evolução dos povos, seus pensamentos, a tradução da sua existência e do sentido de tudo.

Sua importância e riqueza são tamanhas que só ela tem a capacidade de reunir todas as dimensões humanas – a emotiva, a racional, a mística e a corporal.

 

Por Mona Carvalho – Curadora Cultural

 

05

 

Planta 005arte Festada Uva 01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s