Curadora

 

A Curadoria Independente  trabalha com atividades ligadas a produções artísticas culturais.  O trabalho da curadora Mona Carvalho envolve consultoria/assessoria de projetos culturais, realização de exposições, marketing, informações e auxilio de editais e prêmios, assessoria de imprensa/comunicação, arte gráfica, textos críticos, releases, impressão de convites, produção de eventos culturais, além do papel do curador.

O termo curador originalmente vem de curare que significa cuidar, se preocupar. O curador tem como função “cuidar” da circulação pública do trabalho, ele é responsável também pelo “produto final” – a exposição – e o sucesso dela.

O trabalho diário do curador (também)consiste em visitar ateliês de artistas, discutir interesses com colegas, se comunicar com instituições, organizar, selecionar artistas e obras, apresentar exposições e promover arte. E é também considerado um dos mediadores entre o trabalho artístico e o público.

Articulação, crítica, discussão, são alguns dos elementos que guiam o papel do curador.

Algumas reflexões:

 

Nicolas Bourriaud – Curadoria sempre existiu, da mesma forma que a seleção e a escolha não podem ser separadas da criação artística. No passado, colecionadores, galeristas e diretores de museus assumiam essa função. Apenas as formas e os procedimentos mudaram, em um ambiente cada vez mais saturado de informações. O curador é um viajante, processa informações e estabelece uma direção. De certa forma, duplica uma das características mais importantes do artista, sendo que eu chamo de “semionaut”: um navegador (nautos) dentro de um campo de sinais (semio). Nosso trabalho consiste, principalmente, na geração de sentido, em primeiro lugar através da justaposição de obras de arte dentro de uma exposição, e também através da leitura da situação ou a invenção de novas “percepções” (quero dizer, modos de ver).

 

Michael Asbury – A figura do curador (independente), como entendemos hoje em dia, é algo muito recente. Não sei se podemos considerar a emergência desta figura como um avanço necessariamente, embora seja possível ressaltar vários exemplos positivos, ou mesmo exposições, que, apesar de serem altamente problemáticas, foram importantes no sentido de apresentarem novos aspectos dentro da avaliação do que seria a arte contemporânea. A figura do curador, no sentido que entendemos hoje, me parece ter substituído a figura do crítico de arte. Isto é, aquele crítico que se filia a um grupo de artistas, normalmente vivendo ou trabalhando nos arredores do próprio crítico, na mesma cidade, por exemplo. Este crítico que se torna porta voz do grupo não existe mais, ou é muito raro. O curador não apenas substitui o crítico no sentido da função, do escrever ao expor, ele ou ela substitui o crítico em termos do investimento com o grupo local de artistas. O curador, em comparação ao crítico, é uma figura muito mais nômade, indo de um lado para o outro, descobrindo novos artistas, justapondo-os com outros mais conhecidos etc. São funções muito distintas, portanto: o crítico que se filia, que segue a trajetória de um grupo ou grupos, que se aprofunda nas repercussões deste desenvolvimento; enquanto há o curador que trabalha o momento. A sucessão destes momentos acaba sendo algo efêmero, a não ser nos poucos casos em que a exposição realmente acaba marcando um momento decisivo historicamente. Não há, portanto, avanço, mas, sim, uma mudança de ritmo, a chegada de uma certa efemerilidade cultural.

Fonte: Zero Hora | Arte em discussão | 30/09/2013

A Curadoria Independente de Mona Carvalho é uma curadora cultural, uma produtora, promotora de eventos voltadas às artes visuais e também curadora de artes visuais, onde cada projeto exige diferentes envolvimentos  e funções da curadora Mona Carvalho.

 

Ellen Blumenstein:  “O curador foi a pessoa que cuidou, restaurou, catalogou e também expôs as coleções dos museus. Durante os últimos 10 anos, entretanto, a percepção do papel do curador na sociedade mudou bastante. Além das tarefas habituais, a visibilidade de uma exposição acabou ganhando mais importância entre todas as outras funções. Nesse sentido, uma grande parte do trabalho que o curador tem que fazer no dia-a-dia não é percebida pela sociedade. Mesmo assim, é importante dar visibilidade as exposições das instituições, uma vez que há interesse dos dois lados, além de organizar exposições temporárias que tratam de assuntos e tendências atuais. Trabalhando desta forma, você acaba por realizar o desejo de tornar o museu um lugar de debates e discussões públicas.”

 

Atenciosamente,
Mona Carvalho

 

Créditos: Maicon Damasceno

Créditos: Maicon Damasceno

 

Perfil de Mona Carvalho

Mona Carvalho criou a Curadoria Independente, onde atua como produtora cultural e curadora de artes visuais, realizando exposições de artistas, coordenando espaços culturais e criando projetos artísticos desde 2007. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, estudou na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università Degli Studio di Verona – Itália, cursando Conservação dos Bens Culturais e na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais. É especialista em Arteterapia também pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

Mona considera-se uma facilitadora para a aproximação da arte, processando informações e estabelecendo direções, descobrindo novos artistas e justapondo-os com outros mais conhecidos através de projetos e exposições, que tem como objetivos principais, a descentralização da arte, a aproximação dela para com o público e, o intercâmbio cultural entre artistas e outras culturas.

 

Foi membro titular e coordenadora da CASF – Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização do FINANCIARTE – Financiamento da Arte e Cultura Caxiense e integrante do Conselho Municipal de Cultura, ambos representantes titular da área de Artes Visuais desde 2008, fazendo parte da diretoria no ano de 2013.

 

Com sua preocupação com a valorização e descentralização da arte, Mona Carvalho é realizadora de diversos projetos culturais como o “Atelier Livre”, o “Blues Art Ville” junto ao Mississippi Delta Blues Festival, “Projeto Circulação da Arte” juntamente com a artista Cristiane Marcante, é realizadora do projeto “Arte na Rua” e curadora do coletivo de artistas 005arte responsáveis pela “I Feira de Arte Coletiva” e “Arte com Café” na Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. Mona foi responsável pelas primeiras edições do Walking Gallery no sul do Brasil, e apresenta mensalmente exposições individuais e coletivas envolvendo artistas de diversas trajetórias.

 

Mona Carvalho was born in Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, and is the one who created Curadoria Independente, where she acts as a visual arts curator, conducting artists exhibitions and coordinating cultural spaces. Graduated with a licentiate degree in arts education at Universidade de Caxias do Sul, Mona Carvalho studied, when making a exchange program, at Universidad de Santiago de Compostela – Spain, doing the History of Art course, at Università degli Studio di Verona – Italy, attending to the Maintenance of Cultural Heritage course and at Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colombia, attending to the Audiovisual Arts course.

 

  1. Parabéns pelo seu trabalho Mona. Esta é minha galeria de Arte Sustentável: http://www.studioarte1.com.br

  2. Olá Mona. Parabéns, antes de mais nada, pelo que acabei de ver no seu meio na web. Sou arista plástico há 19 anos e neste período como hobby pois me dediquei 42 anos à área automotiva . Sou paulistano e moro em Fortaleza CE há 28 anos . Como deixei a sociedade que tinha na distribuição de automóveis VW estou me dedicando full time à arte . Ficou pronto meu site com 53 telas abstratas e produzidas com acrílico e areia do mar .
    Como sempre foquei a área de produção de telas preciso agora de um sócio/a na área comercial . Alguém que conheça e domine o mundo da arte .
    Como você é uma especialista aguardo , se possível , seus comentários e sugestões . Obrigado .

    Marcos Goldstein
    85 9401 02 19
    ( a partir de maio com mais um 9 no início )

  3. Calico Pontual

    Bom dia Mona
    Sou do Recife e gostaria de uma avaliação sua do meu trabalho. Exerço a pintura a anos e não consigo expandir minhas obras; acredito desenvolver uma técnica qual chamo de arte “sinuosa” e achei por bem entrar em contato para uma possível observação sua. Aguardo resposta para te apresentar imagens ok.
    Obrigado
    – Calico Pontual

  4. Boa tarde, Mona Carvalho. Como vai?

    Sou Coordenador de uma galeria de arte em Poços de Caldas, Minas Gerais, estou a procura de uma curadora, gostaria de saber se podemos conversar por e-mail?

    Agradeço antecipadamente,

  5. Rafa Brunetto

    Olá, Mona!

    Sou estudante, auto-didata. Já passei por cursos de música, pintura, gastronomia e mais recentemente, me formei no primeiro deles: sommelier. Minha idéia é resgatar a produção de cerveja como forma de arte. Aprecio e acompanho trabalhos de artistas das mais variadas escolas e me interessa muito trabalhar em uma galeria para entender melhor o funcionamento dela. Estou iniciando um curso no Atelier Livre, em POA. Gostaria muito de poder contar com a tua ajuda/dicas nesse processo inicial. Obrigada desde já!

  6. Monica

    Olá, sou historiadora e amo qualquer expressão artística. Atualmente estou lecionando, mas gostaria muito de me tornar uma curadora de artes. Entretanto, ainda não sei qual caminho devo percorrer. Você pode me sugerir alguns cursos ou uma formação? Grata.

  7. Oi gostaria de verificar a possibilidade de obter curadoria para meu trabalho,obrigada .:http://www.flickr.com/photos/marihuanna/sets/72157633149782445/

  8. Renan Torres Pereira

    Sou de SP, mas atualmente moro em Petrópolis, RJ. Sai de uma multinacional para me dedicar as artes. Hoje tenho 4 livros de poesia e estou terminando um de ficção e uma fábula, mas ambos os livros ficaram em suspenso depois que eu descobri as artes plásticas. Atualmente dedico 100% do meu tempo pintando telas médias de 1,32 por 1,32 e menores de 1,20 por 1 por exemplo. Realizo minhas obras livremente, e agora estou começando a reuní-las em 3 séries e temas distintos para dar início a exposição via curadoria. Caso haja interesse eu passo as fotos comuns (estou em via de tirar fotos mais profissionais, que em se tratando de quadros é complicadíssimo).

  9. Meu nome é Eliane Magnani e estou interessada em sua curadoria .Gostaria de mais informações,condições e interesse .Podes me ver no site http:/www.elianemagnani.com.br Aguardo retôrno.Abç

  10. Parabéns, moninha…
    Lindo seu site.
    Beijo

  11. Exponho meus trabalhos no site http://www.fernandorolla.com
    e estou interessado em obter a curadoria. Gostaria de saber das condições e interesse.
    Grato
    Fernando Rôlla

  12. IZABEL

    OI MONIXA,

    FICO FELIZ PELAS SUAS REALIZAÇÕES; É AÍ QUE A MONA- MACACO APARECE REALIZANDO SUAS PERIPÉCIAS E FAZENDO PESSOAS FELIZES.

    SUCESSO SEMPRE,
    GRANDE BEIJO.

    IZABEL

  13. Renata

    Mona, que bacana conhecer seu trabalho!
    Uma pessoa tão simples e com uma bagagens cultural tão vasta, adoreiii!!

  14. Maristela Medeiros

    OLa amiga! Sou sua fã, continuo a dizer a voce, que sua determinação, dedicação e responsabilidade, já faz de teu trabalho um sucesso. Parabens pelo site, esta lindo! Sucesso, sucesso. bjus!

  15. João Pedro

    Parabéns Mona!
    Tá muito bonito o site!
    Mil beijos!

  16. Maria José Dornelles

    Lindo site, Mona!!!
    Muito sucesso e realizações pra você! Com o seu bom gosto, dedicação e comprometimento, tenho certeza que isso já é garantido! Bjos

  17. Tienes un curriculum impresionante!!!

    Sin duda alguna, si yo fuera artista y quisiera algun curador excelente para exponer mi obra, serias tu Mona!!! de verdad!!!

    Te deseo el mayor de los exitos, espero vernos pronto.

    XOXO´s

    Toño Ochoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s