Projetos

Projeto Circulação da Arte
O projeto proporciona a cidade um contato maior com a arte, um contato direto e indireto com a população, e oportuniza que todas as classes sociais possam ter o acesso, de uma forma divertida, diferente e facilitadora, rompendo com a barreira de difícil acesso dos museus ou centro culturais da cidade.
1ª edição: Obra “Chegada do Trem” de Cristiane Marcante
Período: fevereiro a junho 2010

2ª edição: Obra “Cores da Vida” de Cristiane Marcante
Período: fevereiro a março 2012

3ª edição: Obras de Alex Milesi, Cristiane Marcante, Guilherme Nerd, Matias Lucena, Mádia Bortolucci, Mirian Gazola, Nana Corte, Natalia Bianchi, Rafael Dambros e Victor Hugo Porto. Projeto Financiado pela LIC Municipal – 3ª edição Período: 2º semestre de 2013
Realização: Mona Carvalho e Cristiane Marcante

Projeto Arte na Rua: Arte ao alcance de todos.
Idealizadora Mona Carvalho – desde 2010.
Projeto aprovado pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) e pela SMC (Secretaria Municipal da Cultura) – Secretário Municipal de Cultura de Caxias do Sul – Antonio Feldmann e apoiado pela SEPLAM. Projeto aprovado – Lei Rouanet – Fase de captação de Recursos. Realização: Mona Carvalho
005arte
Coletivo de Arte coordenado pela curadora Mona Carvalho composto por artistas de Caxias do Sul que tem como finalidade promover ações culturais e fortalecer a arte com intuito de instruir e o público sobre arte e cultura sendo o facilitador para a aproximação e valorização da arte. Os artistas que compõe são: Alexandre Porto, Antonio Giacomin, Cristiane Marcante, Daniela Antunes, Elisa Zattera, Jane de Bhoni, José Alberto Selbach Junior, Mirian Garcia, Rogério Baierle e Victor Hugo Porto. Através de diversas ações, o 005arte, traz para si a tarefa de expandir geográfica e conceitualmente os horizontes da percepção da produção artística, instruindo o público sobre arte e cultura e facilitando a aproximação dele às suas diversas linguagens, pois, uma arte acessível e próxima, torna-se passível de ser consumida por um número cada vez maior de pessoas.

I Feira de Arte Coletiva do 005arte
Local: Vitrine Cultural da Casa da Cultura de Caxias do Sul – RS Período: 15 de agosto à 25 de outubro de 2012

Artistas em Ação – 005arte
Reunião de artistas produzindo suas obras na rua com o objetivo de aproximar o público da obra. Aqui a comunidade pode acompanhar os artistas em plena produção da sua obra como a pintura, a escultura, o desenho, a gravura e a fotografia, podendo assim, compreender melhor os processos individuais desde sua concepção até seu desenvolvimento e finalização.

Atelier Livre
Baseado “en plein air” francês, nos “alfrescos” dos ingleses e “aria fredda” dos italianos, o “Atelier Livre” propõe um encontro ao ar livre de artistas e curiosos da arte em diversos espaços: uma ação cultural simples e encantadora, com o fim de aproximar a arte dos bairros mais afastados do centro da cidade, distritos e incentivar a produção artística.
Realização: Curadoria Independente de Mona Carvalho

1ª edição: Estação Férrea – Caxias do Sul – RS
Dia: 01 de dezembro de 2012.

2ª edição: Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul – RS Dia: 26 de janeiro de 2013.

3ª Edição: Lagoa do Desvio Rizzo – Caxias do Sul – RS
Dia: 16 de fevereiro de 2013

4ª Edição: Muinho – Farroupilha – RS
Dia: 14 de abril de 2013

5ª edição: Praça – Flores da Cunha – RS
Dia: 19 de maio de 2013

6ª edição: Aterro do Flamengo – RJ
Dia: 13 de julho de 2013

7ª edição: Zarabatana Café – Edição Especial Dia Internacional da Cultura e da Paz – Caxias do Sul – RS
Dia: 25 de julho de 2013

8a. edição: Feira do Livro de Caxias do Sul – Edição Especial em Homenagem as Histórias em Quadrinhos
dia: 29 de setembro de 2013


Blues Art Ville – Mississippi Delta Blues Festival

Conhecer a Arte produzida pelos artistas e pelos grupos culturais a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade e o contato com outras culturas nos dá a oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo. Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, e reunir linguagens artísticas foi a nova proposta para a 5ª. edição do Festival Internacional de Blues que abriu portas também para as artes visuais com curadoria de Mona Carvalho.

Produção e Curadoria do Atelier de Daniela Antunes e Rafael Dambros

Arte é pensamento e expressão de um rosto e de uma alma. É ideia em movimento. Arte é AR. “Decorar um conceito” ou “conceituar uma decoração” são expressões de igual identidade. Todo ato, observado ou não, toda cor que nos envolve, tudo ao nosso redor, é a expressão do nós! As cores, as meninas, os palhaços e as formas decoram conceitos dentro desta nova casa da arte. Casa esta, fundida à arte de tal maneira, que ela mesma assim se transformou. No Atelier de Daniela Antunes e Rafael Dambros, encontramos arte em um espaço da razão e da emoção, onde experiências e ideias.

  1. carol

    Olá,
    Estou fazendo uma projeto de um museu e queria saber o que é necessário ter em uma Curadoria?
    Obrigada pela atenção,
    Carol.

  2. Silvia Abreu

    Olá!
    Gostaria de contribuir para o projeto Cartografia da Arte, de Mona Carvalho, indicando o o espaço cultural Chalé da Xilo ((http://chaledaxilo.blogspot.com.br/)), da artista plástica Marinês Busetti, localizada na cidade de Farroupilha. Lá, são realizados cursos permanentes, visitação de escolas e exposições.
    Segue descrição do espaço pela própria artista:
    “Chalé da Xilo – Este é o meu atelier que fica localizado no Desvio Blauth, interior de Farroupilha, RS. Localizado na região dos vinhedos,na serra gaúcha, estrada VRS 813 que liga a cidade de Farroupilha a Garibaldi. Neste espaço produzo o meu trabalho em xilogravura, técnica milenar de gravar a madeira e reproduzir a imagem sobre papel, e recebo visitantes e grupos de estudantes com quem converso sobre meu trabalho e demonstro a técnica utilizada. Além disto, desenvolvo Oficinas de Arte com o foco no Desenho, na Xilogravura e na Monotipia. É possível agendar visitas e Oficinas, inclusive no período das férias de verão e de inverno. Também comercializo meu trabalho no local e mantenho uma produção paralela de Arte Aplicada, utilizando algumas imagens das xilos em almofadas, jogos americanos e porta-copos. CONTATO:(54)9951 11 38 marinesbusetti@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s