Efêmera de Natalia Bianchi

Exposição Efêmera de Natalia Bianchi

No dia 13 de março de 2018, terça-feira, às 19h, o Alouca Café recebe a inédita exposição de Natalia Bianchi com desenhos de grafite sobre o papel. Efêmera é uma poética da transitoriedade, e reúne “desenhos-fragmentos” do que já não existe mais. Natalia registra visões que habitam a impermanência. São abstrações das imagens percebidas através do um olhar incompleto, representações de impressões ao “ver-sentir” o universo orgânico que nos cerca.

“As obras trazem à tona imagens quase ilusórias que em algum momento preencheram vazios concretos. Efêmera reafirma a certeza de que o que vejo é real para mim, e talvez não o seja para o outro; perpassa pelo processo de ver, torna-se memória, transmuta, até ser efígie.” – comenta a artista.

A exposição poderá ser conferida até o dia 8 de abril, de segunda a sexta, das 10h às 20h e sábados, das 13h às 18h. A Alouca Café fica na Rua 18 do forte, 2331, na Praça da Bandeira, em Caxias do Sul.

Natalia Bianchi

Arteira desde criança, artista plástica de formação. Desde muito cedo teve contato com desenhos de moda no ateliê da avó. Inspirada neles rabiscou sua infância nos blocos de folhas usadas que o pai lhe trazia e nas paredes que a mãe forrava com papel. A artista, que não enxerga cores em decorrência da Acromatopsia, percebe o mundo de forma peculiar, diz que suas cores vem de dentro, o que dá sentido ao seu processo de trabalho. Natalia enxerga o contraste, a tonalidade, a textura, e busca nos grafismos e nas formas abstratas novas possibilidades de olhar. Para ela, não ver as cores como a maioria das pessoas, é ter dentro de si a capacidade de desconstruir o que enxerga criando novas imagens mentais, e acima de tudo é ser poeticamente livre.
Natália já participou de diversas exposições coletivas e individuais como a mostra “Percepções Acromáticas”, “Trajetórias de uma percepção” e a #miniexposição Criaturas nas cidades de Caxias do Sul, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Campestre da Serra e Esmeralda. Natália Bianchi participou de um TEDx em Porto Alegre e do curta metragem Diários Daltônicos em Florianópolis e foi artista convidada para o Projeto Circulação da Arte de Caxias do Sul.

Serviço:

Exposição Efêmera de Natalia Bianchi
Dia: 13 de março, às 19h.
Período: 14 de março a 08 de abril de 2018
Local: Alouca Café (Praça da Bandeira)

 

Sobre Mona Carvalho

Curadora de Artes Visuais e Produtora Cultural

Deixe um comentário